O cenário moderno do mercado da tecnologia tem sofrido rupturas e inovações constantes. A cada dia, surgem novas metodologias e implementações que visam a eficiência e produtividade. Uma das que vem ganhando grande visibilidade é o design thinking.

A palavra traduzida ao pé da letra quer dizer “pensamento de design” e vai muito além da estética. Na prática, é uma abordagem investigativa que encontra problemas e soluções em um projeto, serviço, sistemas e entre outros.

Uma boa forma para analisar e aplicar o design thinking é iniciar seu desenvolvimento baseando-se em três pilares básicos:

Empatia

Trata-se da capacidade de se identificar e ter afinidade por outra pessoa. Ou seja, habilidade de se colocar no lugar do próximo. Dessa forma, será possível ler e entender as necessidades de seu público e, em seguida, encontrar soluções para os problemas encontrados.

Colaboração

A ação na qual pessoas se conectam em uma tarefa em prol de um objetivo em comum, unindo e dando foco para o processo criativo. Assim sendo, vale destacar que a diversidade é fundamental nesse ponto e ideias diferentes sempre são bem-vindas.

Experimentação

A observação a partir de uma hipótese que busca resultados positivos com propostas de melhorias, podendo, então, sofrer alterações caso não sejam atingidas até conseguir um resultado positivo.

Entre outras palavras, o design thinking utiliza a implementação de “fórmulas” que visam, sobretudo, facilitar empresas a compreenderem problemas e enfrentarem os constantes desafios da modernidade.

Portanto, que tal trazer esse pensamento para o seu dia-dia? O design thinking é uma ótima escolha para facilitar o trabalho (e a sua vida) e aprimorar vários setores de uma empresa. Então o que acha de marcarmos um bate-papo?