Uma das primeiras decisões que você deve tomar ao contratar uma empresa de design e desenvolvimento de software é o tipo de escopo que deseja: aberto ou fechado.

Escolher qual modelo será adotado não é tão simples, e isso já levanta muitas dúvidas, não é mesmo? A escolha certa vai depender muito das necessidades específicas do seu novo projeto.

Escopo Aberto.:
Flexibilidade e Adaptação

No modelo de escopo aberto, o projeto começa com objetivos gerais (macropontos). Os detalhes específicos são desenvolvidos / construídos ao longo do tempo, no decorrer do projeto, em colaboração contínua com a equipe de design e desenvolvimento.

Esse formato oferece maior flexibilidade para ir ajustando o percurso do projeto à medida que novas informações, time to market ou os requisitos mudam.

Ele é ideal para projetos onde os requisitos não estão completamente definidos desde o início ou quando há espaço para experimentação, validação e interação.

Vantagens do Escopo Aberto:
  • Flexibilidade para ajustar os detalhes do projeto quando for necessário.
  • Capacidade de adaptar-se rapidamente as mudanças de requisitos ou no mercado.
  • Maior interação / colaboração entre cliente e equipe de desenvolvimento.
  • Possibilidade de priorizar as funcionalidades que entregam mais valor para o negócio.
Contras escopo Aberto:
  • Dificuldade em estimar prazos e, consequentemente custos, no início do projeto.
  • Necessidade de uma comunicação clara, objetiva e constante para evitar erros de entendimento.
  • Possibilidade de exceder o orçamento inicial se o escopo não for controlado.

Escopo Fechado.:
Clareza e Previsibilidade

No modelo de escopo fechado, o projeto precisa ser definido com todos os detalhes antes do início do desenvolvimento. E, consequentemente, com um orçamento e prazo estabelecidos. Isso oferece uma clareza e previsibilidade desde o início, pois os requisitos são especificados com antecedência e o escopo não deve sofrer alterações significativas durante o desenvolvimento.

Vantagens do Escopo Fechado:
  • Clareza sobre o que será entregue e em qual prazo.
  • Facilidade em estimar custos desde o início do projeto.
  • Menor probabilidade de exceder o orçamento inicial.
  • Redução do risco de atrasos no cronograma (devido a mudanças de escopo).
Contras do Escopo Fechado:
  • Pouca flexibilidade para ajustar o projeto se for necessário.
  • Possibilidade de ficar aquém das expectativas se os requisitos não forem completamente compreendidos e muito bem definidos desde o início.
  • Pouco espaço para experimentação e interação durante o desenvolvimento.

Quando escolher o escopo fechado

O modelo de contratação de escopo fechado é o melhor para quem já está com bastante clareza sobre o problema e os detalhes da solução. É indicado para quem já tem experiência no assunto e já contratou projetos parecidos. Quando não há muito espaço para errar, nem para novidades.

Não correrá riscos de que o orçamento extrapole, nem de que o cronograma de entrega do projeto não seja cumprido. Receberá em mãos exatamente o que contratou.

Quando escolher o escopo aberto

Você pensa em fazer algumas mudanças durante o processo? Tem uma ideia de solução, mas não sabe ao certo se ela será a ideal para resolução do problema? Quer acompanhar de perto a evolução e pretende corrigir / ajustar erros ao longo do caminho?

Se você respondeu “sim” para alguma dessas perguntas, o contrato ideal para a sua empresa com certeza é o modelo de escopo aberto. Ele vai te garantir liberdade para chegar à solução ideal para o projeto, acompanhando de perto a evolução em cada etapa.



Independentemente do modelo escolhido, o sucesso do projeto vai depender de uma comunicação clara e aberta entre todas as partes envolvidas, bem como da colaboração próxima entre cliente final e equipe de desenvolvimento.

Se você quer saber mais detalhes sobre essas modalidades de contratação ou ficou com alguma dúvida, entre em contato conosco. Vamos te ajudar a encontrar a melhor solução para a sua empresa.