Motivos para fazer a análise heurística de um produto

3 min de leitura

A palavra “heurística” tem origem grega e define um método ou processo que tem como intuito detectar problemas e inconsistências e encontrar soluções para tais em um produto digital.

A análise heurística, quando feita durante as fases iniciais de um projeto, pode ser muito benéfica! A detecção de erros logo no início, além de poupar tempo com problemas futuros, irá também beneficiar seu bolso.

Essa análise é uma etapa importante no processo de UX, pois testa e avalia a usabilidade de um determinado projeto. 

Durante a análise, são identificados os pontos fortes e fracos de um projeto. A partir disso, a equipe responsável pelo método heurístico irá estudá-los e propor recomendações de acordo com as descobertas para a estruturação de uma boa experiência do usuário.

Essa equipe é responsável também, portanto, por desenvolver novas abordagens para solução dos problemas encontrados.

Mas existem também diversas bases de análises heurísticas já prontas, umas voltadas para nichos específicos, enquanto outras podem ser bem mais abrangentes. Por exemplo, a mais famosa e utilizada é a de Jakob Nielsen. 

“Mesmo os melhores designers criam produtos de sucesso somente se seus designs resolverem os problemas corretos. Uma interface maravilhosa com recursos errados irá falhar.”

– Jakob Nielsen

Jakob Nielsen, grande cientista da computação, apresenta uma “fórmula” com dez heurísticas para a criação de interfaces voltadas para as necessidades do usuário. 

Nós falamos em detalhes sobre as dez heurísticas em nosso ebook e você pode ler e fazer o download aqui.

Em suma, analisar a usabilidade de um produto logo em suas fases iniciais, quando ainda há mais tempo e recursos para “consertar” é uma ótima ideia para evitar problemas futuros.

Mas a análise heurística também é excelente para aprimorar produtos existentes, uma vez que oferecer uma experiência de usuário passou a ser essencial para o sucesso e crescimento de um produto digital. 

E aí, como é a usabilidade oferecida em seu produto? Vamos analisar juntos?

Compartilhe:

Pronto para começar seu projeto?