Quando falamos sobre criação de sites, já imaginamos logo a parte visual: As cores, as formas, as imagens, a tipografia e como as informações ficam organizadas. O objetivo inicial costuma ser “causar uma boa impressão” e as empresas não medem esforços (nem gastos) para investir na beleza do seu site institucional já que, para muitos, ele pode ser a porta de entrada para um novo cliente. Mas se preocupar só com o visual é o suficiente?

O visual importa sim…

A primeira impressão ao conhecer uma pessoa é a que fica, não é mesmo? Com sites e produtos não é diferente. Tudo isso é atribuído ao efeito halo, um fenômeno da psicologia descoberto em 1920 que afirma que os seres humanos possuem a tendência de julgar todos os aspectos de uma pessoa com base na primeira característica que lhes chamou mais atenção. Esse efeito é tão forte na nossa mente que é capaz de distorcer julgamentos e influenciar na tomada de decisões importantes acerca de um indivíduo ou produto. Ele é o responsável por nos influenciar a comprar, ou ao menos procurar, um determinado produto quando ele é anunciado por uma celebridade que nos identificamos, por exemplo.

Se essa primeira impressão é tão forte, é claro que possuir um site com aspecto visual agradável é de extrema importância. Um estudo recente do Google descobriu que os usuários se sentem mais confortáveis e atraídos por sites que sejam visualmente simples e possuam grande familiaridade de funções em relação a outros sites da mesma categoria. Mas como garantir que o seu site traga essas sensações para o usuário?

Com a experiência do usuário.

…mas não resolve o problema sozinho.

Cuidar da experiência do usuário é garantir que todos os fatores, não apenas os estéticos, estejam de acordo com as expectativas dele. Isso quer dizer que, além de ter muita atenção à consistência de todos os elementos visuais que compõem sua homepage, você também precisa garantir que eles estejam colocados exatamente nos lugares certos, que o site tenha um bom desempenho no carregamento, grande facilidade de entendimento e que seja realmente útil para o que aquele usuário está buscando.

Esse nível de entendimento só é possível após estudar todo o contexto do usuário. O Processo de UX consiste em entender todas essas necessidades que ele possa ter e em qual contexto ele está inserido para atender ao máximo de expectativas possíveis. Nessa metodologia, a parte visual é uma das últimas etapas, pois entender a lógica correta da hierarquia de informações, as necessidades do usuário e garantir que a usabilidade do sistema esteja de acordo, são passos que precisam de maior cuidado no início do projeto. Nessas etapas iniciais, utilizamos wireframes para garantir que a experiência do usuário receba toda atenção durante o processo de conceituação do site e que já esteja avançada quando formos lidar com a parte visual, que merece uma abordagem cuidadosa através de outros aspectos.

Se você já possui um site ou está começando o seu agora é importante lembrar que todos os aspectos de UX devem ter o mesmo peso que os aspectos visuais. Se você estiver precisando de auxílio para definir esses pontos, ou se quiser saber mais sobre como isso pode ser vantajoso para o seu negócio em específico, entre em contato com a Flow!