Eis a dúvida: Vou criar o site da minha empresa, devo criar um site onepage ou multi pages?

Os sites “onepage” é a modinha do momento. Mas, vamos com calma! Leia esse post e no final dele, acredito que você vai ter informações suficientes para escolher a opção certa pra você.

Como o seu negócio afeta o design do seu site

A consideração mais importante quando se trata de escolher entre onepage ou multipage é quais são seus objetivos para o site.

Se você quiser criar um site que funciona mais como um “cartão de visita”, apresentação da sua empresa, o onepage pode ser a escolha ideal. Ao invés de lutar para encher um número de páginas com informações (e talvez até ficar enchendo linguiça), você pode incluir todas as informações que os clientes potenciais irão precisar em apensa um única página. Nesse modelo, você pode colocar alguns incrementos como: depoimentos de clientes, breve descrição dos serviços prestados e muito mais.

Se você pretende ter mais alcance e consequentemente mais acessos, você precisa fazer um marketing digital, se for fazer um marketing digital o site multipage é o caminho a percorrer. Da mesma forma, se você simplesmente tem muito a dizer em seu site (descrições detalhadas dos produtos, artigos do blog e assim por diante), um projeto de múltiplas páginas é provável que seja a melhor opção.

Criando a melhor experiência possível para seu usuário

A facilidade com que os visitantes podem navegar no seu site pode fazer toda a diferença entre uma venda ou uma oportunidade perdida. A boa experiência do usuário têm repercussões para Search Engine Optimization (SEO) direto.

Algoritmos do Google já são capazes de classificar os sites e ver se além de informativo ele também é de fácil / intuitiva navegação.

Aí vem a pergunta: Então como aplico uma boa experiência do usuário em sites onepages ou multipages? Não há resposta certa nesta frente. Se o site onepage for bem feito, ele pode ter um fluxo de navegação e informação bem intuitiva! No entanto, temos que alcançar um equilíbrio. Quando o conteúdo do seu site for aumentando, o site multipage vai conseguir entregar uma experiência melhor para o seu visitante.

Resumindo, se a rolagem do seu site onepage começar a ser uma tarefa trabalhosa e confusa, é a hora de mudar seu projeto para multipages.

Escolha o que é certo para o seu negócio

Muitas vezes não há resposta certa ou errada quando se trata da questão do que é a opção “melhor” entre página única e múltiplas designs de página. No entanto, existem fatores que podem empurrá-lo em uma direção. Vou encerrar listando alguns fatores importantes.

Escolha onepage se você:

  • Não vai investir em marketing digital.
  • Precisa de uma solução simples.
  • Não tem muito conteúdo.

Escolha multipages, se você:

  • Vai investir em marketing digital.
  • Tem muito conteúdo para colocar no seu site.
  • Vai ter publicações constantes (ex: notícias e blog).
  • Considera o motor de pesquisa uma prioridade.