Se você ainda não sabe o que é Design System entenda a nova forma de trabalhar das grandes empresas lendo nosso artigo

Empresas como Airbnb, IBM e Microsoft mudaram completamente a forma de projetar seus produtos digitais aderindo a Design Systems. Os bons frutos fazem com que muitas empresas digitais sonhem com isso, mas o que a maioria não sabe é que nem todo produto digital precisa de fato. Entenda quando é um bom negócio investir em um Design System.

Quando um Design System é indicado?

Vamos considerar algumas coisas antes de decidir se um sistema de design é para você.

Se você possui um pequeno site para mostrar os serviços da sua empresa, provavelmente não precisará de um sistema de design. Pois uma style guide ou uma biblioteca de padrões já será suficiente como referência para atualizações e manutenções. Mas se seu produto possui uma grande variedade de componentes, telas, padrões; se procura agregar valor e se busca agilidade, considere a utilização de um design system. Nele estarão documentados padrões, princípios de design e outras diretrizes que sejam de conhecimento de quem trabalha com o projeto.

Seu produto precisa de um Design System se você busca esses benefícios:

Escalar em design: aplicação do que está documentado em produtos futuros sem a necessidade de contratar uma equipe para desenvolver novamente do zero.

Uma verdade absoluta: se seu foco é na consistência e na usabilidade, ou há a possibilidade de mudanças ou expansão na equipe, uma documentação é a saída para evitar a fragmentação e a inconsistência do projeto.

Prototipação ágil: com um design system, o designer gasta menos tempo desenvolvendo essa etapa. Pois pode trabalhar como se estivesse montando um jogo de blocos encaixáveis com “peças” praticamente prontas.

Iteração mais rápida: com a agilidade em desenvolver e refazer telas, o produto pode ser levado a testes mais rapidamente e os pontos de melhoria podem ser ajustados sem grandes gastos.

Manutenção e novos componentes: Mudanças na ID de uma empresa ou mesmo uma ampliação de fluxos no seu produto geram a necessidade de novos componentes e telas. Com a documentação do que já é usado, o trabalho é quase como um “copia e cola” de itens.

Exemplos de aplicação de ícones

Atualizações e projetos derivados: com a linguagem já padronizada fica mais simples e direto o processo de criação. Dessa forma outros produtos da empresa podem seguir o que está documentado.

Identidade da marca: em projetos de média/grande escala é difícil manter a personalidade da identidade da marca em todos os componentes. Em uma documentação única existe um senso maior de unidade e uma visão geral do que é desenvolvido.

Consistência: conforme a quantidade e variedade de componentes e telas de um projeto aumenta a dificuldade em manter a consistência. Outra vantagem é na adaptação para versões mobile.

Como os colaboradores podem se beneficiar?

Energia no que realmente importa

Um Design System bem aplicado fornece segurança para que seu time possa dedicar esforços e tempo no que é necessário:

UX designer: com comportamentos e padrões já definidos, o profissional pode focar em soluções para usabilidade.

UI designer: o gasto de tempo no desenvolvimento de telas é reduzido pois o designer tem mais facilidade em pensar em novos elementos, e menos preocupações com escolhas de fontes, cores e demais elementos de estilo.

Programador: o DEV aumenta sua produtividade pois utiliza componentes já construídos e com padrões que se repetem no projeto fica mais fácil programar.

Ilustração da relação entre componentes em um design system

Mas minha equipe não é grande o suficiente

O tamanho da equipe de desenvolvimento do produto não altera a necessidade de utilizar um Design system. O alinhamento da equipe é fundamental mas não é o único ponto de melhoria quando se utiliza uma linguagem unificada. Essa pode ajudar em fatores ligados à agilidade, qualidade e segurança no desempenho individual dos desenvolvedores de um projeto. Desde o princípio até o fim mesmo que a equipe mude, amplie ou conte com a colaboração de membros a distância o projeto não é comprometido.

Conclusão

Os Design Systems não são uma moda passageira, empresas experientes estão com foco cada vez maior no desenvolvimento de forma escalável baseado na documentação unificada.

O investimento em um design system retorna na fase de desenvolvimento, na aceitação do produto pelo público, em manutenções e até em ampliações. Dessa forma a viabilidade da criação de um sistema para um produto depende do impacto dele para todo o projeto.

Você possui, ou está desenvolvendo um produto digital e quer fazê-lo decolar usando um Design System? Entre em contato com a Flow e vamos bater um papo sobre.