Pesquisa de concorrentes não é uma ferramenta importante apenas para o marketing e vendas do seu produto. Saiba porque essa estratégia deve ser utilizada no processo de UX.

Qual a necessidade da pesquisa de concorrentes em UX design?

Estudar o usuário é fundamental, mas conhecer, analisar o mercado e descobrir como os concorrentes estão trabalhando é indispensável para entender algumas questões sobre projeto.

Em diversas áreas das organizações, a análise de concorrentes é utilizada pois torna as práticas mais eficientes, no design não é diferente.

Na construção de projetos centrados no usuário, é importante conhecer os concorrentes, identificar pontos fortes e fracos, acertos, boas práticas, para entender como eles lidam com os desafios e como estão presentes no mercado.

Analisá-los é uma estratégia que ajuda a responder algumas perguntas, gerar insights, definir metas e dessa forma dar um norte para time sobre os esforços necessários no projeto.

Processos otimizados

Como desenvolver uma pesquisa de concorrentes no projeto?

Uma das primeiras tarefas dessa estratégia é mapear concorrentes que trabalhem com produtos no mesmo segmento, em segmentos complementares e até em mercados distintos mas que resolvem o mesmo problema.

Com os principais objetos de estudo selecionados, é fundamental analisar  os produtos, utilizar como um usuário final usaria navegando pelas informações principais.

Em seguida devemos responder algumas perguntas chaves sobre nossos concorrentes:

  • Qual problema o produto desse concorrente está resolvendo?
  • Porque ele existe?
  • Existem produtos alternativos?
  • Quais são os principais pontos positivos desse produto?
  • Quais os pontos negativos e que devemos evitar no nosso?
  • Quais oportunidades podem ser exploradas.

Ao responder essas perguntas, observando os objetivos do projeto temos uma série de informações. Os dados analisados podem ser organizados, descrevendo as práticas de cada concorrente. Listando aspectos como visual, arquitetura da informação, funcionalidades, diferenciais, etc.

Ela pode ser documentada em uma planilha do Excel, Flipchart ou em outras ferramentas de criação. De forma que a tabela seja objetiva e simples de ser acompanhada por todos os stakeholders do projeto.

Exemplo de organização de uma tabela de concorrentes simples

Benefícios para o time de UX

Garantir que o produto tenha um bom ajuste de mercado é fundamental para o sucesso do projeto, mas esse não é o único benefício da análise de concorrentes.

Com base nas observações feitas, o time de UX toma decisões mais assertivas no projeto. Pois podem analisar diferentes maneiras de resolver problemas, evitar erros, além de criar baseando-se no que os usuários já estão habituados diminuindo a curva de aprendizado.

Com isso a equipe trabalha com uma base e um entendimento maior, mesmo em projetos com uma fase de entendimento mais complexa. De forma a tornar mais simples a compreensão sobre como será a arquitetura da informação.

Lista de benchmark

Concluindo

A pesquisa de concorrentes é uma etapa que não deve ser esquecida principalmente no início de novos projetos, pois os dados coletados podem e devem ser analisados no decorrer da construção.

Aqui na Flow o time utiliza de várias ferramentas para garantir que seu produto seja um sucesso. Leia esse artigo e entenda nossa forma de trabalhar.