Como facilitar a vida do usuário quando ele precisa clicar em algum botão? Como posso desenhar ou implementar botões mais eficientes? Aqui vai algumas dicas de tamanho, visual e feedbacks que podem melhorar a usabilidade da sua interface para aumentar a interação com os botões.

Tamanho e espaçamento

Você deve considerar como está a largura do botão em relação aos outros elementos da página. Ao mesmo tempo, você precisa garantir que o botão tem uma largura suficiente para o usuário conseguir clicar nele. Leve em consideração que algumas pessoas tem o dedo grosso ou unha grande.

Interação com os botões

Nesse estudo mostra que o tamanho aproximado do toque é 10–14mm e a ponta dos dedos são 8–10mm, fazendo 10mm x 10mm um tamanho “bom” para o seu botão. Quando de trata de mouse e teclado o tamanho dos botões podem ser um pouco menores.

Tamanho dos botões

Outra coisa que você também deve considerar são os espaços entre os botões. É super importante deixar um espaçamento adequado entre eles. Isso evita erro de clique. ( — hmm, queria ter clicado nesse botão e foi no outro “/ ). Deixa os botões respirar meu filho!

Linguagem dos botões

Feedback visual

Na maioria dos casos os designers e desenvolvedores criam 2 estados para os botões (normal e hover). Mas, o botão tem que ter vários estados diferentes, e fornecer feedback visual aos usuários para indicar o estado atual que ele está. Veja esse exemplo do Material Design do Google, como fica claro todos os estados dos botões:

Feedback dos botões

Distinção visual — botões primários vs botões secundários

Você pode capturar a atenção do usuário com botões em formulários e diálogos. Quando você escolhe entre ações primárias e secundárias, as distinções visuais são um método útil para ajudar as pessoas a fazer escolhas:

  • A ação positiva primária associada a um botão precisa ter um peso visual mais forte. Deve ser o botão visualmente dominante.
  • As ações secundárias (por exemplo, opções como ‘Cancelar’ ou ‘Voltar’) devem ter o peso visual mais fraco, porque essa redução do apelo visual das ações secundárias minimiza o risco de erros potenciais e direciona as pessoas para um resultado certo.

Botão primário

Conclusão

Botões são elementos cruciais na criação de uma boa experiência de usuário, por isso vale a pena prestar atenção às melhores práticas essenciais para eles.

Recapitulando:

  • O que for botão deve parecer botão.
  • Coloque labels nos botões (facilita a vida do user).
  • Na sua interface, coloque os botões onde os usuários podem encontrá-los facilmente.
  • Faça o botão mais importante ficar mais claro.

Leitura recomendada:

Touchlab

O novo livro para o mobile