Entenda a diferença entre SEO On Page e Off Page

5 min de leitura

Ter uma posição de destaque no ranking dos mecanismos de pesquisa online é de grande importância para o sucesso de uma plataforma web. Para isso, é necessário melhorar os resultados em SEO (otimização para mecanismos de busca).

A principal e mais relevante plataforma existente é o Google, que tem algoritmo próprio para dar prioridade aos sites que mais seguem seus critérios, entre eles os de SEO. 

Antes de aprofundarmos em SEO, vamos entender um pouco sobre como o algoritmo do Google funciona. O buscador da plataforma, que leva apelidos como robô, crawler, entre outros, atua em alta velocidade ‘escaneando’ a internet, coletando informações e conteúdo. 

Ele filtra, então, plataformas que seguem os critérios e armazena todos estes dados em seu servidor. 

Agora, vamos entender melhor onde o SEO entra:

SEO, a otimização para mecanismos de busca, é uma compilação de critérios que devem ser aplicadas dentro de uma plataforma web. Além disso, é também uma forma inteligente de direcionamento. 

Existem mais de um tipo de SEO e, hoje, vamos falar um pouco sobre alguns deles:

SEO ON-PAGE 

O SEO On-page envolve partes técnicas como: título da página (que é um dos mais importantes), qualidade do HTML, segurança do site, otimização de imagens com ALT, legendas, uso de palavras-chaves, etc. Na prática, são as modificações feitas dentro da página.

A junção de todos os critérios cumpridos irão determinar, portanto, a posição do seu site no search. 

SEO OFF-PAGE

A definição do SEO off page se encontra no nome: fora da página. Trata-se, então, de promoções em redes sociais, linking building (quando outros sites redirecionam usuários para o seu), etc.

O SEO Off-page foca na melhora do posicionamento do seu site na página de resultados a partir do mecanismo de pesquisa (SERP). 

Em outras palavras, ele mostra ao Google a visão que os outros sites tem sobre o seu baseando-se nos links que você possui redirecionados para o seu site. 

Ainda não está convencido?

Veja, é muito fácil então destacar a importância de uma boa posição no ranking: quando você tem uma dúvida, uma de suas primeiras ideias será buscar no Google, certo?  Por esse motivo, existe até aquela famosa frase que diz: “dá um Google nisso aí”. 

O Google não divulga estes dados oficialmente, mas especialistas têm uma estimativa de que 5,5 bilhões de buscas são realizadas diariamente. Diariamente! Isso rende, aproximadamente, em 63 mil buscas por segundo.

Entendeu por que seguir os critério de SEO em uma plataforma web é tão importante? Aqui na FLOW nós podemos te auxiliar com isso! Vamos bater um papo?

Compartilhe:

Pronto para começar seu projeto?