O que é um design system?

5 min de leitura

Ao desenvolver um produto digital, seja sites ou apps, manter consistência entre os elementos de uma interface é um desafio comum, enfrentado pelas equipes de design e desenvolvimento. 

É aqui que o design system surge para salvar o dia. Ele é algo similar a um manual: é um conjunto de padrões, regras e definições de design e desenvolvimento para serem utilizados em um produto digital. 

No design system será determinado os diversos features que serão utilizados, por exemplo:

  • tipografia;
  • aplicação da marca;
  • botões e suas determinadas ações;
  • paleta de cores;
  • iconografia;

Essa padronização é essencial para a criação de um produto que seja consistente e que contenha apenas elementos predeterminados. 

O design system serve também como um instrumento de comunicação entre os profissionais envolvidos, que terão acesso à mesma documentação para se orientar. 

Confira alguma das vantagens de ter um design system para produtos digitais:

Consistência

O acesso à mesma documentação de design system permite, portanto, que todas as equipes do projeto estejam alinhados na mesma linha de produção. Além de evitar erros de consistência de design e desenvolvimento, o DS também irá melhorar a produtividade e sinergia de todos os envolvidos.

Escalabilidade

Mais uma das vantagens da biblioteca de padrões de DS é que ela facilita a escalabilidade de projetos. Fica muito mais fácil acomodar expansões no projeto, sejam elas altas ou baixas. 

Praticidade

Quando novos membros entrarem em um projeto, ele saberá de cara exatamente com quais features irá trabalhar, sem ter necessidade de criar seus próprios. Dessa maneira, o produto continua consistente. 

Diversidade 

Dizem que ter uma biblioteca de elementos definidos limita o design e a criatividade. Mas isso não passa de um mito. 

Imagine que a sua documentação de design system seja composta por quatro peças de lego. Isso não significa que você terá apenas essas quatro peças para trabalhar. Com a primeira e a segunda você cria um novo elemento, e assim em diante. 

Além disso, quando você altera um dos elementos principais, ele será atualizado automaticamente em todos os lugares que foi utilizado. 

Em suma, o design system é um documento vivo com padrões visuais e códigos. É o lugar perfeito para inserir todos os padrões de um produto digital, que vai da forma como um elemento de motion design deve portar em uma plataforma, linhas de código a até mesmo regras de UX Writing. 

Quer saber mais?

Compartilhe:

Pronto para começar seu projeto?