Design System: consistência funcional e visual

5 min de leitura

Manter a consistência funcional e visual de um produto digital pode ser um desafio, especialmente para grandes plataformas, já que uma identidade forte faz maravilhas para o sucesso de uma marca e é um fator levado a sério pelos usuários. 

Mas sem preocupações: existem formas para solucionar esse dilema, e o nome da principal dela é Design System, uma documentação de guia para a criação. 

Em grandes sistemas, o uso do design system se faz indispensável para o desenvolvimento de um produto digital com consistência visual e funcional. 


Ao longo do tempo, com o crescimento saudável de uma empresa, é inevitável que novos membros sejam adicionados. Agora imagine cada um desses novos profissionais aplicando seus próprios gostos e estilos em um grande sistema. O resultado? Um produto sem identidade visual ou funcional e, como resultado, refações, muitas refações! Not cool. 

Já com um design system, cada profissional, seja ele novo ou antigo na empresa, terá acesso à mesma mesma documentação como guia. Dessa forma, todos envolvidos em um projeto irão produzir em harmonia. 

Em outras palavras, ter um design system agiliza todo o processo de criação e prototipação, diminuindo, consequentemente, os prazos de entrega. 

Mas antes de aprofundarmos em outras diversas vantagens, leia mais sobre o conceito de DS neste artigo

Leu? Bacana! Agora, vamos explorar mais alguns dos benefícios de criar um design system para a sua marca?

Aumento da produtividade:

Não é só a equipe de design que estará menos sobrecarregada, o time de desenvolvimento também, uma vez que o design system pode também englobar padrões de códigos prontos para aplicação. 

Crescimento saudável: 

Os profissionais terão mais tempo para escalar novos projetos e demandas. Além disso, com um DS, o produto irá crescer com uma identidade consistente e forte. 

Organização:

Não corra o risco de entregar demandas sem padronização! Ter toda a equipe na ‘mesma página’ possibilita a criação de projetos com identidade bem definida em todo o sistema/produto.  

Redução de custos:

Esse é um dos principais resultados do uso de um design system. Todos as vantagens citadas acima contribuem para a redução de tempo e custos! 

E aí, ainda não está convencido de que o design system é a melhor solução para oferecer uma excelente experiência a seus usuários? Vamos agendar uma conversa para discutir mais vantagens?

Compartilhe:

Pronto para começar seu projeto?