A importância do teste de usabilidade para um produto digital

3 min de leitura

A elaboração de um bom produto, seja ele digital ou não, requer estudos e pesquisas de user experience (UX) e user interface (UI). Parte desse processo é o teste de usabilidade. 

Se você se importa de com a experiência que é oferecida, então os testes de usabilidade serão os seus melhores amigos. Somente dessa forma será possível estruturar uma jornada de usuário que se encaixe perfeitamente com o que os seus clientes buscam. 

Um teste de usabilidade é um método de pesquisa que tem como intuito avaliar o desempenho total de um produto. É uma forma simples e eficiente de encontrar pontos de atrito e coletar informações a fim de aprimorar a experiência para seus usuários.

Pode-se dizer que esse teste é um tipo de simulação. São reunidas pessoas que remetem à persona do produto/serviço e elas irão tentar realizar ações na navegação, ao passo que o analista o observa, fazendo anotações.

O resultado na maioria das vezes não vem em forma de feedback desses usuários mas, sim, dessa análise de como ele se comportou. 

Após o fim teste de usabilidade, você terá respostas para perguntas como:

  • Todos os passos da navegação estão claros?
  • O usuário ficou confuso em alguma etapa?
  • Os filtros de busca são fáceis de usar?
  • Quanto tempo o user demorou para atingir o seu objetivo?

A partir desses dados, será possível determinar a qualidade da navegação e usabilidade do produto e, assim, consertar e/ou aprimorar fatores responsáveis por dificuldades.

No Estúdio FLOW, criar a melhor experiência possível para o seu cliente é a nosso objetivo e prioridade. Que tal dar um ‘up’ na usabilidade do seu produto?

Compartilhe:

Pronto para começar seu projeto?